sexta-feira, 29 de abril de 2011

O casamento real

Estamos acompanhando inúmeras notícias sobre o casamento real na Inglaterra. Pompa, riqueza, luxo e muito, mas muito dinheiro.
Já assistimos casamentos assim, e na Inglaterra também, e com esse pensamento, refleti: aquele outro casamento, foi real?
O que torna um casamento real?
Outro dia em uma palestra, escutei assim: existem pessoas de grande sucesso no seu trabalho, pois o fizeram prosperar. Grandes contratos, ótimas somas de dinheiro negociadas, mas por outro lado, abriram mão da principal empresa que deveriam cuidar em detrimento desse sucesso, que é a família.
Juntando as informações, podemos refletir que o casamento real, pode ser entendido como uma empresa bem administrada, onde os contratos e combinados são respeitados e justos para ambos, o que gera felicidade e por consequencia, harmonia nessa relação. Esse é o casamento real, um casamento de verdade.
Nessa mesma palestra, ouvi uma outra estória que foi assim: em um café, um senhor se dirigiu ao caixa para pagar o café que havia consumido. A cobrança veio de dois cafés, mas ele havia somente consumido um. Ele não discutiu e pagou. Pouco depois uma senhora veio no caixa para pagar o café que havia consumido e do seu marido, e não lhe foi cobrado nada. Honestamente, ela reclamou, e a caixa responde: não se preocupe, seu marido já pagou os 2 cafés. A senhora espantada questiona a caixa, como ela sabia que aquele senhor era seu marido, e a caixa lhe responde: sabia que vocês eram casados porque não conversavam um com o outro. Ficaram em silêncio o tempo todo!
Porque enquanto estam apaixonados, os assuntos fluem, são horas pessoalmente, pelo telefone ou msn de conversas intermináveis, e depois mal se falam?
Pois esse é um casamento falido!! Em silêncio, sem conversa, e com certeza sem harmonia na relação.
Lembrem: o casamento real, é um casamento de sucesso, com harmonia, combinados justos, amor, e olhar para sua (seu) parceira (o) e pensar que a sua maior sorte é que ela (ele) está ao seu lado, e que tudo será possível porque ela (ele) está com você, ao seu lado. Conversam sobre as alegrias e dificuldades do dia a dia, respeitando o espaço do outro, planejam suas vidas e possivelmente de seus filhos. Esse é o casamento real, esse é um casamento de sucesso!!


3 comentários:

  1. Excelente texto André! Parabéns! É inevitável associar alguns significantes ao significado depende de onde e como estamos! E a palavra real me parece um ótimo viés para a exposição de duas coisas equidistantes: realidade e realeza... e para brincar um pouco mais com a linguagem e no como somos dominados dominantes... "Realmente" um casamento real, é costruído ou deveria ser, na idéia que nos propôs no seu texto. Mais uma vez, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE COMENTÁRIO. RETRATA EXATAMENTE A REALIDADE DA MAIORIA DOS CASAMENTOS.TRISTE MAS REAL.PARABÉNS PELA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe pela demora, mas obrigado pelo comentário de ambos...realmente me sinto lisonjeado pela sinceridade de vocês...abraços

    ResponderExcluir