terça-feira, 5 de abril de 2011

Porque ir ao psicólogo?

Varias vezes já ouvi ou fui questionado quanto a essa pergunta. Porque ir ao psicólogo? O que acontece em uma sessão?
Eu sempre respondo que buscar um psicólogo, nunca foi e quanto mais hoje, como uma parcela da população acredita, de que pode evitar de ficar louco! Buscar um atendimento psicológico, é que dentro de um espaço fechado, que chamamos de setting terapeutico ou analítico, as pessoas possam falar de seus problemas, suas dificuldades, suas dores e sofrimentos, angustias, e também, por que não suas felicidades, alegrias e conquistas.
Além disso, esse espaço fechado, nos oferece uma possibilidade que o mundo, que está do lado de fora da porta do consultório, não nos dá chance. Falo da rica oportunidade do errar!
Nesse setting terapeutico, pode-se errar, recomeçar, reconstruir, reformular, questionar, chorar, ter uma possibilidade de poder pensar e refletir que caminhos tomaremos quando sairmos por aquela porta. Poder errar em um espaço protegido, nos dá a segurança de encararmos o mundo com uma segurança maior, com uma dose de coragem extra. Poder ter um espaço onde isso é permito é muito valioso. Poder a cada sessão ir sentindo-se mas forte, mais confiante, e para isso foi preciso errar, reformular o pensamento, questionar atitudes que seriam tomadas dentro do consultório, com o acolhimento necessário, que não haveria do lado de fora da porta.
Isso nos assegura de que nossa tentativa formulada dentro do consultório será cumprida? Nem sempre, porém, as vezes nosso sofrimento pode ser maior, quando tentamos sem a possibilidade de termos testados essas possibilidades antes.
O mundo é cruel e não nos permite erro, na maioria das vezes. Falar em perdão é muito fácil, mas perdoar é muito difícil, e isso torna nosso mundo ainda mais cruel. Fazendo escolhas, nem sempre temos a certeza de que nossa escolha foi a correta, mas o mundo nos obriga a seguir em frente. E temos de seguir, mas no espaço protegido do consultório, naquela uma hora, eu me possibilitei errar, refletir, pensar nas possibilidades que possam ocorrer, enfim...pude conhecer mais do que posso enfrentar e o melhor de tudo, pude conhecer mais de mim mesmo!
Quando se está decidindo por que caminhos seguir após uma desilusão amorosa, a perda de um emprego, uma decisão importante com custos emocionais altos, projetarmos nossas possibilidades de erros faz com que possamos ter uma abrangência maior do que podemos enfrentar do lado de fora da porta. Nos preparamos melhor, para as armadilhas da vida, e ficamos mais atentos, para não cairmos nela.
O psicólogo tem o papel de ser o espelho, ou seja, refletir o que está sendo discutido na sessão, para aí sim, o paciente consiguir entender o que está acontecendo no seu mundo interno (ou psique).
Ir ao psicólogo as vezes pode doer, afinal, olhar nossas dificuldades mais agudas nunca foi e nem será fácil, mas também podemos sair com um sorriso no rosto por ter conseguido seguir pelo caminho correto, ou poder falar na sessão do que conquistamos. É uma vez por semana, que muitas vezes como ouço no consultório, os pacientes dizem que é uma hora naquela semana corrida e agitada que a pessoa escolheu para estar com ela...e quanto rico pode ser este momento!
Poder a cada sessão, saber um pouco mais quem é você, e por consequencia, descobrir mais o que posso querer do outro, o que posso esperar do mundo, quais as tentativas que posso fazer, que me traga menos sofrimento, pois afinal, eu já errei bastante na sala do psicólogo e fui acolhido, tenho mais coragem para poder enfrentar o que me espera lá fora, com confiança e segurança maiores.
O mundo, em decisões que precisamos ter, as vezes não nos acolhe. Então prepare-se, invista em você, faça psicoterapia, e crie a possibilidade de se tornar mais forte para as adversidades que possam surgir ou as conquistas a serem comemoradas.

5 comentários:

  1. Blog muito interessante,amanhã mesmo eu tenho que ir ao psicólogo,valeu pela as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e veja, quando necessário, a importnacia de ir ao psicólogo. Não deixe de ler os outros textos do blog. Abraços!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, André.

    Muito legal o seu blog... Acabei de agendar uma consulta com um psicólogo, pois estou sofrendo muito com um problema, dupla personalidade, e o pior é que esse problema está atingindo não só a mim, mas a uma outra pessoa...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este texto, amanhã mesmo eu tenho uma consulta e já estava pensando em não ir pois não via o porque de ir. Mas ao ler reconheço que existe sim o porque de eu ir.
    Muito obrigada por compartilhar isso com a gente.
    Grata.

    ResponderExcluir