terça-feira, 3 de maio de 2011

A Zona de Conforto

Muitas vezes temos condições que nos favorecem. Seja em um trabalho, uma relação, familiar e pessoalmente, enfim, situações que nos mostram que continuar apostando no que estamos fazendo é o correto. Esse indicativo pode nos apontar pelo menos duas situações: de fato o que estamos fazendo é correto, e devemos continuar investindo, pois o retorno é certo, garantido e “o que plantamos, colheremos com ótimos frutos em breve” ou estamos em um espaço chamado “zona de conforto”.
Essa zona de conforto, pode ser caracterizada quando estamos em alguma situação que não existe mais uma satisfação tão clara e segura, passamos a questionar a validade do que estamos fazendo, vários pontos de interrogação nos dominam o pensamento ( e porque não os sentimentos também!!!), porém nos sentimos bloqueados, impedidos, impossibilitados de fazer uma mudança.
Muitas vezes esse sentimento de incapacidade de fazer a mudança, passa por uma tranquilidade nas ações que estamos realizando, como se pensassemos: “ok, está ruim, mas posso aguentar mais um pouco!” Esse pensamento nos deixa claro que estamos em uma zona de conforto.
É necessário, primeiramente, de que esse pensamento indique para a pessoa de que alguma coisa está errada, pois uma conformação dessa maneira, não é, geralmente, benéfica. A psicoterapia poderá ser de grande ajuda nesse momento. Segundo passo, é entender o que me deixa confortável, onde está a minha garantia, o que me prende nessa situação que não me faz mudar, para aí sim, com um planejamento, entendendo de que forma “é pego” por esse conforto, traçar o planejamento da mudança.
Sair da zona de conforto, nos faz abrir os olhos, enxergamos um mundo diferente a ser conquistado, novas metas, objetivos, um novo sentido para a vida. Sem dúvida, virá acompanhado de medo do desconhecido, insegurança, mas não deixe de acreditar que seu planejamento é o melhor para você, e sem dúvida alguma, acredite na escolha que você fez e use do bom e velho pensamento positivo.
Aposte, invista que a saída da zona de conforto vai trazer crescimento, benefícios, por mais difícil que os primeiros passos possam ser para serem dados. Como disse outro dia em uma conversa com uma amiga de muito tempo, eu acredito que existe o pote de ouro no fim do arco íris, e ninguém vai me provar o contrário, porque eu acredito nisso e vou achá-lo. A zona de conforto ficou para trás, e você está sendo bem vindo em um novo mundo, um mundo de conquistas novas e com esse pensamento, um mundo de sucesso. Parabéns!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário