quarta-feira, 22 de junho de 2011

Terceira Idade


 
Em uma conversa bem informal, levantava-se a questão dos reais cuidados com as pessoas da terceira idade.
Existem algumas iniciativas, que visam dar um conforto, aprendizado com a nova fase, programas de orientação e lazer, auxílio na compra de medicamentos, etc...mas se prestarmos atenção, isso tudo é para um público de terceira idade, que está em casa, com sua família, e busca uma forma mais autonoma e independente de vivenciar essa nova idade.
Mas por outro lado, existem idosos que estão em lares ou asilos que muitas das vezes não oferecem recursos necessários para que os idosos recebam o cuidado realmente necessário, isso porque não que esses lares sejam descuidados ou mal preparados, mas sim por falta de recursos financeiro e humano.
Olhando através da psicologia, podemos enxergar a terceira idade como uma fase de reflexão da vida, analisando e compreendendo tudo que foi assimilado através da primeira fase, e podendo colocar em prática esse conhecimento adquirido, sendo assim transformado em sabedoria, não só para a própria pessoa, mas também para as pessoas de sua convivência.
C. G. Jung trabalha com uma psicologia que visa a segunda metade da vida e de como olhamos para ela, que percurso foi feito para vivenciar esse momento. Logicamente, cada pessoa pode entender esse percurso a sua forma, com suas limitações, mas há um entendimento, e podemos apreender com ele. Sim, apreender com dois “E”, pois quer dizer internalizar esse conhecimento, para que colocado em pratica possa se tornar sabedoria...
Ações mais efetivas no cuidado com o público da terceira idade associando esse apreender pode render um trabalho de compreensão desse momento da vida e de como se age, pensa e sente diante das ações que a vida proporcionou até então, mas também uma nova descoberta. Uma descoberta com relação ao que essa nova fase da vida poderá me trazer, como me relacionar com as pessoas, como as pessoas me aceitarão nessa nova fase.
Para que possamos visualizar esse momento, é necessário estarmos nessas instituições, entrar em contato com esses idosos e realmente podermos auxiliar instituições que são tão carentes de suporte, para destinarem o cuidado necessário as pessoas que construiram o mundo que vivemos hoje, e nunca podemos deixar de agradecer pela construção que eles fizeram, e quando abandonamos essas pessoas, deixamos de agradecer. Não vamos pensar nisso, mas vamos também colocar em prática? O mundo de amanhã conta com sua ação de hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário